Início » Dicas » Tipos de açúcar

Tipos de açúcar

Você sabia que existem outros açucares além do refinado? Você deve conhecer o açúcar cristal e o açúcar mascavo, mas existem muitos outros que podem servir para coisas diferentes na confeitaria!
Hoje apresento para vocês quais são os tipos de açúcar, onde encontrá-los e para que servem!

açúcar

Açúcar refinado

Esse é o que todo mundo conhece, aquele que usamos para adoçar o café e na maioria das receitas. É muito fácil encontrá-lo em qualquer supermercado. O açúcar refinado é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. Para que ele fique branco, ele passa por um processo em que suas vitaminas, minerais e impurezas são eliminadas, e recebe uma quantidade de enxofre. É o mais versátil, podendo ser usado em quase todas as receitas.

Açúcar cristal

Tem cristais maiores do que o açúcar refinado e é transparente. É mais difícil de dissolver, mas seu derretimento é melhor do que o refinado. Também perde os nutrientes no processo de refinamento. Se usado em bolos, deixa uma estrutura mais firme. Fácil de encontrar em qualquer supermercado.

Açúcar mascavo

É extraído diretamente da cana de açúcar. Não passa por processo de refinamento, então mantém as vitaminas e minerais. É mais escuro, podendo variar de dourado até marrom bem escuro, isso depende da variedade da cana e da estação do ano em que ela é colhida.
É muito usado em produtos naturais e tem um sabor mais forte, por isso em algumas receitas pode alterar o resultado final. É excelente para acrescentar em bolos de chocolate, deixa-os mais úmidos. Também é usado em algumas caldas e pães.
Os supermercados menores costuam cobrar um pouco mais por ele, mas também é fácil de ser encontrado.

Açúcar orgânico

É bem parecido com o refinado em questões de adoçar, mas é produzido sem aditivos químicos, um pouco mais escuro e mais grosso. Mantém os nutrientes e minerais quase como o mascavo. Encontrado em alguns supermercados, mais comum nas zonas cerealistas ou lojas de produtos naturais.

Açúcar demerara

É parecido com o açúcar cristal, seus grãos são grandes e transparentes. É obtido através da secagem do açúcar mascavo e é coberto com um xarope de açúcar, que da a coloração amarelada e escura. Seus valores nutricionais são parecidos com o do mascavo, mas seu poder adoçante é um pouco maior do que o refinado. Fácil de encontrar em supermercados, zonas cerealistas e lojas de produtos naturais.

Açúcar de confeiteiro

É o açúcar refinado mais fininho, que conferem uma maciez ao produto. Usado principalmente em glacês e caldas. Também é utilizado para polvilhar em cima dos doces na finalização. Encontrado em alguns supermercados e em lojas de confeitaria.

Açúcar impalpável

Muito parecido com o açúcar de confeiteiro, mas um pouco mais fino. Tem adição de amido de milho. Usado para macarons e doces mais delicados, também pode ser usado em glacês e caldas. Encontrado em lojas de confeitaria.

Açúcar light

É o açúcar refinado com adição de adoçantes como aspartame, sacarina e ciclamato. Seu poder adoçante é maior e ele tem menos calorias. Encontrado em alguns supermercados.

Açúcar invertido

Excluiso para confeitaria. O açúcar invertido é um açúcar líquido. É um xarope obtido a partir de uma reação química. Dá maciez aos produtos, não deixa que as caldas cristalizem e confere um maior tempo de prateleira ao produto. Pode ser feito em casa com o açúcar refinado comum. Encontrado em lojas de confeitaria.

Açúcar gelado

Exclusio para confeitaria. Usado para polvilhar doces que serão levados para a geladeira. Ele não derrete com a umidade, então o produto fica sempre bonito. Sua composição leva dextrose, amido de milho, óleo vegetal parcialmente hidrogenado, dióxido de titânio e aromatizante. Ou seja, não é lá um produto muito saudável, é para ser usado em poucas quantidades, apenas nas finalizações.

Esses são os tipos de açúcar e cada um tem sua importância na confeitaria. A maioria é encontrado em mercados comuns, outros apenas em lojas de confeitaria.
Você sempre pode optar por comprar pela internet se não tiver muitas lojas de confeitaria na sua cidade. 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s