Início » Biscoito » Tipos de coberturas

Tipos de coberturas

Existe uma variedade de coberturas que podem ser usados em doces e bolos. Além de sabores diferentes, algumas coberturas têm a função de dar estrutura ou criar uma camada de proteção no seu doce.
O post de hoje é exatamente sobre isso, vamos ver os tipos de cobertura e qual a função de cada uma.

13327612_1099105986798066_8914325118296979381_n

Glacê simples: é uma mistura básica de açúcar de confeiteiro com água e às vezes limão. É muito usada como cobertura daqueles bolos mais caseiros, para o café da tarde, e donuts;

Glacê real: é uma cobertura feita com açúcar de confeiteiro e claras de ovo, mas também pode ser comprada pronta, bastando adicionar água. É usada para decorar biscoitos e bolos de pasta americana. Ele endurece por completo depois de seco. Com ele você pode fazer decorações com bastante antecedência e guardar por até 1 ano, como por exemplo flores.

Pasta americana: não é muito saborosa, mas serve para cobrir bolos, dando um acabamento lindo e bem lisinho. Com ela é possível criar vários tipos de modelagem para decorar seus bolos.

Pasta de chocolate: é semelhante à pasta americana, mas feita de chocolate e por isso é mais saborosa. O procedimento é exatamente o mesmo da pasta americana.

Fondant: é uma cobertura líquida, que endurece quando seca. Pode ser usada como glacê simples ou para cobrir bolos. Seu uso mais comum é para banhar docinhos como camafeu. É possível fazer em casa ou comprar pronto.

Buttercream: usado para cobrir e rechear bolos, cupcakes e outros doces. Sua preparação é bem simples, levando apenas manteiga, açúcar de confeiteiro e algo para saborizar. Algumas receitas também levam claras, que são batidas num merengue e depois acrescidas à manteiga. Ele também é perfeito para fazer a blindagem do bolo de pasta americana.

Ganache: minha favorita, basicamente uma mistura de chocolate com creme de leite, mas você pode acrescentar manteiga, mel, glucose e outros ingredientes para deixá-la mais bonita. É deliciosa e serve para recheio de diversos doces, para cobrir bolos e também para a blindagem do bolo de pasta americana.

Essas são algumas das coberturas mais básicas, você pode criar muitos doces usando a criatividade e sabendo a função de cada cobertura!
Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida deixem nos comentários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s