Início » Dicas » Manteiga x Margarina

Manteiga x Margarina

Você costuma usar manteiga ou margarina nas suas receitas? Sabe quais são as diferenças?
Saiba que elas podem trazer resultados diferentes na sua preparação, então confira o post de hoje e descubra quais são essas diferenças!

0a3f06d69b237564557ea009f08b9815

Apesar de parecidas, a manteiga e a margarina são bem diferentes uma da outra e podem alterar seu produto final.
Começando pelos ingredientes, enquanto a manteiga leva apenas creme de leite na composição, a margarina leva óleo vegetal, água, sal e uma infinidade de outros ingredientes com nomes difíceis que ninguém sabe direito o que é.

A manteiga é uma gordura animal natural. Você pode facilmente produzir manteiga em casa batendo creme de leite fresco na batedeira.
A margarina é uma gordura vegetal produzida em laboratório, através de manipulação química, que serve principalmente para misturar uma gordura líquida em uma gordura sólida.

O grande problema da margarina é o modo como esse óleo é extraído da natureza, em que são usados solventes. Depois ela ele é passado por alguns processos para retirar as impurezas e branquear a gordura. Para que esse óleo se transforme em sólido, o método mais comum é o da hidrogenação, que consiste em adicionar hidrogênio na gordura. Esse processo acaba gerando a gordura trans, que é extremamente prejudicial para a saúde.

Mas não estou aqui para falar sobre saúde, se você está procurando um produto que seja mais saudável para comer no seu dia a dia, a manteiga é 100% mais recomendável! O foco aqui é a utilização dessas gorduras nas receitas.

A margarina surgiu como uma alternativa para as confeitarias, já que a manteiga é mais cara e nem sempre serve para o preparo.
Por exemplo, para fazer uma massa folhada, o ideal é utilizar uma manteiga com 85% de gordura. No Brasil, é praticamente impossível encontrar uma manteiga com 85%, o máximo que eu já vi foi de 82%. Como alternativa, a indústria produz uma margarina que tem a quantidade de gordura ideal para a massa folhada, é a chamada margarina para folhar. A massa folhada fica perfeita,
A partir daí é fazer a escolha. Eu prefiro fazer a massa folhada com a manteiga de 82% e ter um pouco mais de trabalho do que usar a margarina, que é recheada de gordura hidrogenada.

Há outros tipos de margarina encontradas em lojas de confeitaria, cada uma para um determinado fim. Como a manteiga é bem mais cara, muitas pessoas preferem usar a margarina até mesmo nas receitas mais simples.
Se você quiser realmente usar a margarina, a minha recomendação é, use-a em preparações em que o sabor dela não vai prevalecer. A margarina tem um sabor muito mais marcante do que a manteiga, então é melhor utilizar em preparações que vão ser cozidas ou assadas, assim o gosto dela não vai aparecer tanto.
Jamais use margarina para fazer coberturas de bolo que não vão ao fogão, como por exemplo o buttercream. Se você usar a margarina no buttercream, seu creme vai ficar com gosto de margarina e não vai ser nada legal. Isso também serve para ganches.

De resto, pode usar a margarina em quase tudo. Massa de bolo, biscoito, torta, etc. Não dá o mesmo resultado, mas funciona.
Biscoitos amanteigados ficam muito mais gostosos com manteiga, e a massa também fica mais firme na hora de abrir, com a margarina ela ficam muito molenga. O mesmo vale para as massas de torta.
No caso das massas de bolo, a massa que leva manteiga fica meio dura quando vai para geladeira, ela fica mais firme. Com a margarina você não tem esse problema. Mas a manteiga é ideal se você quer fazer uma massa amanteigada para cobrir com pasta americana, pois o que você quer é exatamente uma massa firme.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas! Deixem suas perguntas nos comentários, vou fazer o possível para responder!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s