Início » Nerdices » Como eu aprendi inglês

Como eu aprendi inglês

Não digo que sou fluente em inglês, mas sei o suficiente para me comunicar e sobreviver em algum país que só fale inglês.
Vejo muita gente sofrendo para aprender e muita gente que detesta, mas precisa por causa do trabalho ou da faculdade.
Na faculdade de Letras da USP, por exemplo, é pré-requisito para qualquer habilitação saber inglês, não importa se você faz japonês, chinês, russo ou árabe, você vai ter que saber inglês. Os professores não perguntam se você sabe, você simplesmente se vê obrigado a pegar textos em inglês e lê-los para poder fazer os trabalhos. Acredito que nos outros cursos também seja assim.
Em outras situações, como para arrumar um emprego melhor ou subir de cargo, quase sempre é necessário ter inglês.

Eu nunca tive problemas com inglês. Nunca me perguntei se eu gostava ou não, eu simplesmente gostava de fazer coisas que envolviam inglês e acabei aprendendo. Eu acho que essa forma funciona para qualquer um, por mais que você odeie inglês, deve ter alguma coisa que faça esse processo de aprendizado menos chato. Escute música, assista séries, filmes, jogue video game, converse com pessoas em chats internacionais, faça alguma coisa que você goste, mas preste atenção, leia, escute a língua, interprete, assim vai ficar tudo mais divertido.

 O processo de aprendizagem do inglês vem desde criança, e foram basicamente três jogos do Playstation 1 que me fizeram quebrar a cabeça.

 Harvest Moon – Back to Nature

 Nesse jogo você administra uma fazenda. Seu papel é reconstruir a fazenda do seu avô e deixá-la 100% em 3 anos. É um jogo bem fácil, com conversas bem fáceis. No jogo, você conversa com as pessoas da cidade, compra itens para plantar, compra animais, presentes para as namoradas, além de poder se casar. Tem 5 meninas no jogo com quem você pode se casar, e é com elas que você tem a maioria das conversas. Todos os dias você deve dar presentes para a menina que você escolheu se casar, assim o coração dela vai mudando de cor e ela vai gostando mais de você. Todos os dias você vai ver a menina falando a mesma coisa, as vezes você acontecem eventos onde você tem que responder algo para a menina, ou consolá-la se ela estiver triste, o jogo te da duas opções, uma boa e uma ruim, quando você escolhe a ruim ela gosta menos de você. Você pode escolher na sorte, mas também pode parar tentar traduzir o que ela está falando.

Você milhares de vezes a mesma frase, então acaba decorando.

Esse jogo é ótimo para aprender vocabulário de animais de fazenda, frutas e vegetais.

Hoje em dia com os novos Harvest Moon acho difícil alguém jogar esse, mas os novos também são ótimos para aprender inglês!

1

Chrono Cross

Esse jogo me deu trabalho. Talvez tenha sido o que mais me ajudou a aprender. Eu, pobre noobzinha, não sabia jogar, não sabia inglês, mas era completamente apaixonada pelo jogo. Eu fiquei muito, mas muito tempo sem sair do lugar. Mas ficava vendo a abertura, os personagens, conversava com todo mundo, porque eu achava tudo lindo, precisava continuar de alguma forma. Até que eu decidi que tinha que entender o que eles estavam falando.

Comecei a anotar tudo o que eu achava importante, quando tinha algum personagem que falava mais que os outros, eu escrevia simplesmente tudo o que ele falava, depois pegava um dicionário(eu não tinha internet naquela época) e ia traduzindo palavra por palavra até conseguir alguma coisa que fizesse sentido. As traduções ficavam uma porcaria, mas com uma palavra aqui e outra ali eu fui conseguindo avançar no jogo. Mas foi assim, anotando tudo, porque afinal eu queria entender a história também!

E claro, esse jogo é maravilhoso! Recomendo, para quem já sabe inglês e para quem não sabe, hoje te aí a internet pra ajudar.

2

Breath of Fire IV

Quando comecei a jogar esse eu já tinha mais um pouquinho de noção de inglês. Claro, depois de escrever quase todas as falas de Chrono Cross! Mas Breath of Fire IV também foi um que me deixou apaixonada (inclusive estou jogando ele agora, de novo), queria entender a história, queria saber o que eles estavam falando. Esse também dava um pouco de trabalho, pois além do inglês comum, tinha o inglês arcaico e eu não entendia bulhufas, mas essas partes eu ficava sem traduzir mesmo, porque no dicionário não encontrava nada. Jogando hoje, já da para associar as palavras e entender tudo. Também tinha alguns personagens que falavam com sotaques, era terrível! Mas é muito bom para aprender essas diferenças na língua, assim como temos na nossa.

Também recomendo, não me canso de jogar. Os outros Breath of Fire também são muito bons, vale a pena jogar! Breath of Fire V para Playstation 2 não é tão legal, mas vale a pena jogar pela história, que é linda, chorei no final! T_T

3

Bom, não posso deixar de falar também das bandas que me fizeram aprender muito. Não me lembro quantos anos eu tinha, mas teve uma época em que My Chemical Romance e Evanescence eram minhas bandas favoritas. My Chemical Romance ainda é minha banda favorita, mas acabou, ai não sei o que fazer. Evanescence já não é minha favorita, mas ainda gosto muito!
Não eram simplesmente minhas bandas favoritas, eu era a louca viciada, sabe? Tinha flogao, escrevia fanfic, ficava o dia inteiro entrando em sites para saber da vida deles e o resto eu prefiro nem comentar. Hoje em dia acho que eu era uma idiota, mas pelo menos aprendi inglês.

Nessa época foi mais fácil, já tinha internet, então dava para procurar as palavras e as expressões, mas mesmo assim era difícil entender as brisas do Gerard.

Músicas são meios legais para aprender inglês, mas acho que não deve ser o único meio. Música e poesia são mais difíceis de entender, tem muitas expressões. Não é tão fácil encontrar tradução de expressões, as vezes só tem o significado em inglês mesmo, mas como são muito usadas, tem que saber! Então estude!

Procure algo que você gosta de fazer e arrume um jeito de encaixar isso com o inglês, tenho certeza que vai te ajudar!

Anúncios

Um pensamento sobre “Como eu aprendi inglês

  1. Pingback: Por que aprender inglês | Varniel Sotnas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s